segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

"Rooting the tree of life by transition analyses"

Apesar dos grandes avanços no esclarecimento da Árvore da Vida, ainda surgem dois grandes problemas, filogenéticos: por um lado ainda não se chegou a uma concordância sobre qual a sua raiz e, por outro, também não se sabem que propriedades possuíam as células mais antigas. Neste artigo Thomas Cavalier-Smith pretende dar uma possível resposta a estes problemas.

As proteínas paralogue trees podem, teoricamente, localizar a raiz, mas são contraditórias devido aos artefactos de reconstrução da árvore ou a má resolução. Ribossomas e enzimas de manuseamento de DNA sugerem uma localização entre os Neomura (eucariotas + arqueobactérias) e as eubacterias, enquanto as enzimas metabólicas a colocam dentro das eubactérias, mas em lugares contraditórios. A paleontologia mostra que as eubacterias são muito mais antigas que os eucariotas; tal, juntamente com as provas filogenéticas de que o grupo dos arqueobactérias e o dos eucariotas são irmãos não ancestrais, implica que a raiz não esteja dentro dos Neomura. Análises de transição, envolvendo desenvolvimento comparativo e argumentos selectivos, podem polarizar grandes transições e sistematicamente excluir a raiz dos maiores clados que possuam caracteres derivados, sendo possível localizá-la, contudo a sua localização exacta permanece controversa...

Neste trabalho o autor analisou 13 grandes transições das eubacterias, mostrando como todos eles podem ser congruentemente polarizados. A evolução dos Proteasome mostra que a raiz universal está fora do clado que compreende os Neomura e Actinomicetes, o que contraria a ideia geral de que se encontraria entre as eubacterias e os Neomura.
Conclusão: as clorobacterias são provavelmente as bactérias mais antigas e as arqueobactérias as mais recentes, sendo que as Posibacterias se encontrarão no passo intermédio. O último ancestral de toda a vida é uma eubacterias com membranas lipídicas acyl-ester, grande genoma, paredes “murein peptidoglycan”, e com completa biologia molecular e divisão celular eubacteriana.

(Cavalier-Smith 2006)

Para mais alguma informação relacionada: http://bacterialphylogeny.info/signature.html


Em jeito de curiosidade, mas dentro deste tema, refiro o “Tree of Life Web Project”. Um projecto em curso na internet que divulga a diversidade da vida na Terra e a sua filogenia.
http://tolweb.org/tree/phylogeny.html

Sem comentários: